A inauguração do edifício sede do Museu do Douro terá lugar no próximo dia 14 de Dezembro, mas até aí os habitantes da região duriense, operadores turísticos, produtores de vinhos, professores, empresários, comerciantes, taxistas, etc,, vão poder conhecer, em visitas guiadas e com horário predefinido (ver caixa), aquela que é a obra mais ambiciosa do Douro dos últimos tempos, bem como todos os contornos deste projecto de desenvolvimento regional. Sublinhe-se que o Museu do Douro é um Museu de Território, uma estrutura de desenvolvimento com ressonância em toda a Região Demarcada do Douro.
No dia 14 de Dezembro, a antiga Casa da Companhia, na cidade da Régua, cuja obra de reabilitação está concluída, vai renascer com uma nova vocação turístico-cultural. Passará a ser o local por excelência de acolhimento e de apresentação da memória, cultura e tradição da mais antiga região demarcada do mundo. Será o melhor local para qualquer visitante perceber a história e a grandiosidade do Douro e sentir o imperativo de partir à sua descoberta.
Durienses: parceiros do Museu do Douro
O Museu do Douro é um projecto ambicioso, cujo sucesso está dependente do envolvimento de todos os agentes nacionais, regionais e locais. Os principais parceiros deste projecto de desenvolvimento são, desde logo, os habitantes, operadores e instituições durienses, na medida em que são estes os seus primeiros defensores, dinamizadores e beneficiários.
?O projecto Museu do Douro só faz sentido se contar com um forte apoio regional e com o envolvimento dos agentes locais?, sublinhou hoje Fernando Maia Pinto, director do Museu do Douro, durante a apresentação da iniciativa.
Torna-se por isso imperioso que os durienses conheçam bem o projecto e todo o seu alcance. É com esse objectivo que a Fundação Museu do Douro decidiu lançar esta iniciativa, algo inédita, de fazer discriminação positiva na região e abrir as portas do edifício sede do Museu do Douro aos durienses, ainda antes da inauguração.
O apoio regional é, para a Fundação Museu do Douro, crucial. Só com o apoio dos habitantes locais, este projecto terá o alcance e o sucesso projectado.
É neste sentido que o Museu do Douro convida os durienses a conhecerem este projecto. A presença de todos é muito importante. Só assim será possível afirmar o Museu do Douro como pólo dinâmico de desenvolvimento e intervenção sócio-cultural na região duriense.
Naturalmente, os Fundadores do Museu do Douro podem também participar nesta iniciativa de descriminação positiva. Neste casos, a Direcção do Museu disponibiliza-se para fazer visitas individuais, sob marcação prévia.
DATAS DAS VISITAS
4 Novembro, terça-feira 14h30
6 Novembro, quinta-feira 14h30
8 de Novembro, sábado 15h00
12 Novembro, quarta-feira 14h30
Se necessitar de qualquer esclarecimento, não hesite em contactar-nos para o e-mail celeste.pereira@museudodouro.pt ou para os números 939312449 ou 254324320
Fonte: http://www.museudodouro.pt/destaques,0,106.aspx
Livro « Património Cultural Imaterial »
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário