14 março 2009

Projecto: Vindima da Imagem - memórias da imigração italiana no Brasil


A Vindima da Imagem, série de 12 produções em curtas e médias-metragens realizada na Serra Gaúcha com financiamento da União Europeia foi apresentada em Novembro passado em Porto Alegre, Caxias do Sul e Flores da Cunha.
Com a premissa de trabalhar diferentes abordagens e visões sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Comissão Europeia – que fundou o Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha/Brasil (NPAV), na Serra Gaúcha – encomendou a produção de uma série que tratasse dos temas mais relevantes sobre o legado dessa cultura.
A colheita da uva, o quotidiano na colónia, a religiosidade, a produção do vinho, o dialecto, a gastronomia, as memórias da imigração, o papel da mulher, a abertura de caminhos e estradas, os contos fantásticos, a produção de alimentos e as tramas políticas, são os temas definidos para o projeto.
Esses 12 assuntos foram distribuídos a nove realizadores especialmente convidados para darem a sua visão ao tema que lhe fora apontado.
Trailer das 12 produções:

Para saber mais: http://www.floresdacunha.com.br/vindimadaimagem/ ou http://www.floresdacunha.com.br/vindimadaimagem/vindima_preestreia.pdf

Sem comentários: